O mundo clama por uma total reciclagem dos pensamentos e comportamentos das pessoas. Esta demanda é emergente. A demanda é por mais simpatia e gentileza nos relacionamentos entre as pessoas, seja pessoalmente ou virtualmente. Fixados em nosso egoísmo, somos todos donos da razão. Detentores desta razão ilusória e autoral, não pensamos em mais nada, a não ser, se valer de táticas para defender esta razão e criticar de maneira bélica quem pensa o contrário e sem fundamento ou objetivo nenhum.
Essa energia dispendida para agredir verbal e moralmente a quem contraria nossa "ímpar e única" forma de pensar deveria ser substituída por reflexões e compreensão em primeira instância. Na sequência, de posse de uma maior compreensão, ser amável, gentil e simpático. A grande fórmula, embora, grandiosa, é relativamente simples de se aplicar. Vamos lá!
Embora nada mágica, é extremamente poderosa e eficaz. A primeira coisa a fazer é uma análise simples e conhecida, e que por fatores que desconheço, não é mais utilizada a tempos e por muitos. Se sua opinião não agregar nada e não há um objetivo construtivo ao expressá-la, guarde pra você. Não fale! Não comente! Não reclame! Não julgue! Pense: Qual contribuição minha opinião traria? Se encontrar dificuldades para encontrar algo nobre ou construtivo, guarde pra você. O silêncio no meio desta "barulheira" toda é muito bom. Lembre-se que parte desta barulheira consiste apenas em não concordar porque minha opinião difere. Convenhamos que não há nada de construtivo nisto.
O segundo ponto consiste em opinar com respeito, com amabilidade, com educação. Já dizia Kant, se não for por amor, que seja por um ato deliberado de inteligência. A gentileza, a simpatia criam conexões importantes nos relacionamentos. Ontem, ao assistir um jogo de tênis - Torneio de Wimbledon, dentre tantas opiniões simpáticas, inteligentes e coerentes com o esporte que estava sendo transmitido, um "ser" resolve twittar um monte de onfensas ao narrador e ao comentarista. Isso na gratuidade. Direto e reto. A troco de nada. Assim, simples e sem objetivo nenhum, arrematou alertando que ainda bem que alguns torneios passam no canal concorrente. Este tipo de conduta que está cada dia mais frequente assusta. A análise é simples: Os profissionais estão lá trabalhando duro, assim como a maioria das pessoas. Este tipo de atitude não agregará nada na vida destes profissionais. Absolutamente nada. Seria melhor não ter recebido esta mensagem. Isso precisa ser reciclado! Reciclagem das ideias e comportamentos é emergente!